• Tina

Como fazer uma festa de aniversário criativa em casa? - Dicas da Tina

Festa em casa é uma das minhas memórias de infância tão queridas. Me lembro daquele corre-corre da minha mãe, avó e tias ajudando a enrolar brigadeiro na véspera, preparar lanchinhos e “arrematar” o bolo. Player preparado, CDs selecionados: Xou da Xuxa (para horror da minha mãe), Sandy e Junior e É o Tchan (afinal, esses eram os gloriosos anos 90). Enquanto isso, meu pai enchia e preparava os arranjos com balões.


Os anos se passaram, hoje sou mãe e tento transmitir para a minha filha alguns valores sobre compartilhar a vida em família, viver de forma simples e valorizar as pequenas coisas, dentre tantas outras expectativas que temos como pais (e que nos esforçamos para controlar!). Nesse sentido, juntando minha inquietude aflorada como designer, tento resgatar a minha infância quando preparo a festa de aniversário da nossa pequena.


Trabalhando 9 horas por dia + trânsito de SP + aquela rotina que nós conhecemos bem (banho-jantar-dentinhos-dormir), sobra pouco tempo para colocar em prática todas as minhas ideias. O lado bom é que já aprendi alguns truques e selecionei para vocês algumas dicas para uma festa de aniversário criativa em casa:


1. Selecione os convidados de acordo com o aniversariante

Eu sei, a gente quer chamar a família, os amigos, colegas do trabalho, vizinhos, todos os amiguinhos da escola e agregados. Mas faz sentido para o aniversariante do dia? Talvez você chegue à conclusão de que sim, mas a chance é grande de a lista ser cortada pela metade. Combine outras ocasiões com os “barrados no baile”, nas quais você consiga inclusive conversar melhor!


2. Criança quer mesmo é brincar

A decoração e a comida são legais, mas as crianças estão interessadas nas brincadeiras! Se a festa é dentro de casa (ou se está chovendo lá fora), tenha materiais para brincadeiras e algumas dinâmicas já preparadas que não demandem que você compre muita coisa extra (dança das cadeiras, caça ao tesouro, pintar etc.), e deixe à mostra apenas os brinquedos que possam ser compartilhados. Pense em estações para facilitar a vida dos pais que se dividem entre olhar as crianças e comer/conversar. Mesinhas de apoio e cadeiras perto do parquinho são uma ótima ideia.


3. Comida sem stress

Amo salgadinhos, mas ninguém merece passar a festa atrás do fogão para poder servir tudo quentinho. Você pode compartilhar a tarefa com amigos e familiares ou contratar alguém para ajudar, mas euzinha prefiro cortar o mal pela raiz: sanduíche de metro, lanchinhos, frutas e legumes porcionados com patezinhos para estações self-service são o que há, além de serem opções mais saudáveis. Você consegue adiantar muito no dia anterior, em casa costumo dividir essa atividade com minhas irmãs – uma traz a carne louca, a outra um patê, e no dia montamos tudo juntas.


4. Você não precisa fazer tudo

Por falar nas minhas irmãs, você não precisa fazer tudo para alcançar aquela atmosfera caseira na festa. Veja as atividades que pode distribuir com sua rede de apoio e verifique também o que tem disponível no seu bairro para encomendar e tente dar o seu toque nos detalhes. A Festtina nasceu exatamente desse conceito.


Nossos itens de decoração são feitos para você que quer (ou precisa de) praticidade, mas não abre mão de um toque criativo.


5. Aproveite para fazer uma festa com menor impacto ambiental

Não consigo me segurar, esse é um tema super importante para mim! Pratos e copos de plástico estão fora desde sempre, mas não dou conta da limpeza para oferecer tudo em louça/vidro, então uma coisa que eu adoro fazer é deixar uma caneta permanente para cada um colocar seu nome no copo. Os itens para servir podem ser seus próprios e eu costumo decorar com um guardanapo temático de papel, ou um de pano com uma cor que combine. Você economiza e ainda contribui para um planeta mais sustentável. Aqui na Festtina, utilizamos materiais sustentáveis, incentivamos que você os reaproveite e estamos inquietos buscando soluções para logística reversa.

Essas são apenas algumas dicas e o início de um canal de troca de experiências para a organização de festas criativas e para a manutenção da nossa sanidade como pais na era pós- moderna (haha!).


Espero que tenham gostado! Adoraria escutar as experiências de vocês também: como eram suas festas na infância e como você lida com esse assunto hoje em dia?


Você tem mais dicas ou alguma sugestão para a nossa rede? Esse espaço é de vocês também, escrevam nos comentários abaixo, ou se estiver tímido/a, escreva para a Tina!


Beijos e até a próxima!

17 visualizações

A Festtina desenvolve e comercializa itens exclusivos para decoração de festas. Pensamos em cada projeto com muito carinho, e produzimos tudo com consciência.

Feito com 🖤 em São Paulo

QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES?

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Festtina © 2020. Todos os direitos reservados.